terça-feira, 26 de agosto de 2014

Combatente da Revolução de 32 completou 102 anos


No domingo(24), completou 102 anos de vida, o senhor Nelson de Paula Mendes, que recebeu em sua casa familiares e amigos da sociedade dos veteranos de 1932 para comemorarem a importante data.

Nelson de Paula Mendes, brasileiro, nascido a 24 de agosto de 1912, filho de Ignácio Mendes de Freitas e Anna de Paula Senne. Natural da cidade de Cachoeira Paulista, ingressou na carreira militar em 20 de abril de 1932 como soldado voluntário da polícia militar do estado de São Paulo participando da revolução de 1932, com apenas 20 anos de idade.

lutou bravamente por seu estado, nas cidades de Queluz, piquete e cruzeiro, na divisa de são paulo e minas gerais;túnel que representa o marco da revolução.

Casou-se,teve 4 filhos,avô de 6 netos e hoje viúvo.

Em 04 de fevereiro de 1937, foi a 1º cabo, logo em seguida, em março, a 2º cabo, passando em 1939 a 3º sargento , em 1959 a 2º e finalmente, reformou-se do serviço público da polícia militar como sub tenente em 01 de dezembro de 1943.

Em 1989, foi condecorado pelo governador  Orestes Quércia , com a medalha valor militar, em prata como reconhecimento aos bons , leais e constantes serviços prestados.
Elogiado por muitos e querido por todos, Srº Nelson de Paula Mendes, foi condecorado em julho de 2014 pela sociedade dos veteranos e ex combatentes do M.M.D.C. como grande guerreiro , sendo o homenageado em uma solenidade preparada pela sociedade dos veteranos de 1932 e representantes dos governos de minas gerais e são paulo, na cidade de cruzeiro-sp, marco da história, das batalhas do túnel da mantiqueira.

No seu aniversário, 24 de agosto, familiares fizeram uma festa para comemorar os 102 anos de vida, lúcido mas com dificuldade para falar, senhor Nelson se emocionou, quando seus amigos, coronel Mario ventura, William mascarenhas, Antonio Carlos Aristides e Luciana Vilela, estiveram presentes, representando a sociedade dos veterano e ex combatentes de são paulo e núcleo de cruzeiro.

"trabalhei até 74 anos e construí 6 casas sozinho, para deixar aos meus queridos filhos. eu nunca tive preguiça e criei todos com muito amor e carinho"disse senhor Nelson um homem digno, trabalhador e que prestou serviços a sociedade não só brasileira, mas lutou pelos ideais do povo brasileiro.

Fonte: Luciana Vilela - Sociedade dos Veteranos de 1932
Arte: João Bosco Ramos/Fuska


Um comentário:

  1. A SOCIEDADE VETERANOS DE 32-MMDC ORGULHA-SE POR TER O TENENTE NELSON MENDES COMO UM DOS HERÓIS VIVOS DO MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 1932. QUE O SUPREMO CRIADOR DO UNIVERSO DEIXE-O ENTRE NÓS POR MUITOS ANOS.

    ResponderExcluir

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...