quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Fazenda de Areias guarda obra-prima de Roberto Burle Marx


Na pequena e simpática Areias, em meio ao Vale Histórico, está guardado um jardim especial, um refúgio encantador feito pelas mãos de Roberto Burle Marx. Considerado por paisagistas e arquitetos um dos dez jardins mais bonitos do mundo, a obra de Burle Marx na Fazenda Vargem Grande é realmente de encher os olhos e tirar o fôlego.
"O jardim se tornou um patrimônio histórico e arquitetônico. É referência para estudantes e profissionais da área de diversos países. Até hoje, ele é mantido como algo precioso para nossa família, mas aberto como algo ainda mais valioso para a arquitetura", explica Bel Gomes Pacheco, uma das proprietárias da Vargem Grande.
Comprada na década de 70 pelo pai de Bel, Clemente Fagundes Gomes, a fazenda Vargem Grande possuía apenas uma casa grande já deteriorada pelo tempo, uma pequena lavoura de café e uma casa pequena onde os caseiros viviam.
"Meu pai restaurou a parte que ainda existia do casarão, reconstruiu com detalhes de época a parte que havia caído, e convidou Burle Marx para transformar a plantação de café em um jardim", conta Bel.
A propriedade é uma antiga fazenda de café fundada em 1837, durante o ciclo do café. Areias e as cidades vizinhas, como Bananal e Silveiras, foram palco do desenvolvimento de São Paulo durante o tempo dos Barões. Do século 18 e do tempo de riqueza, restaram na região casarões como o restaurado pelo pai de Bel.
A família Gomes é cliente e parceira antiga de Burle Marx. Amantes da arte e da arquitetura, possuem a assinatura do paisagista em outras propriedades, como no jardim e na residência de Olívio Gomes, avô de Bel, em São José dos Campos, que foi doada e transformada no Parque Municipal Roberto Burle Marx.
Obra prima

O jardim, construído em três níveis, cheio de espelhos d'água, caminhos verdes, flores e árvores de diversos tons, levou mais de oito anos para ficar pronto e é conservado até hoje pelo Escritório de Burle Marx, sob o comando do arquiteto paisagista Haruyoshi Ono, parceiro e discípulo do mestre da arquitetura brasileira.
"Foram dez anos de trabalho de Burle Marx e sua equipe para o jardim ficar finalmente pronto. Mas eu costumo brincar que ele não acabou até hoje. Ele é vivo, se transforma e fica melhor a cada ano. Temos para cuidar do jardim, um viveiro onde reproduzimos as mudas das espécies usadas no jardim para reposição. Haru também cuida da manutenção do espaço", explica Bel.
O próprio Burle Marx chegou a declarar em uma entrevista que o jardim da fazenda Vargem Grande é um dos seus preferidos. "Uma obra prima!".
Visitação Para conhecer o jardim e a Fazenda Vargem Grande, os visitantes tem que agendar uma data com antecedência. O espaço funciona no formato Guesthouse, uma hospedagem diferenciada, muito difundida na Europa.
"A gente aluga um quarto na nossa casa para casais, com agendamento prévio, incluindo refeições ou também alugamos a casa toda para grupos, o que acontece muito com grupos de estudantes de arquitetura, que vem estudar o trabalho de Burle Marx. Quem quiser também pode apenas passar o dia e visitar o jardim. O importante é agendar com antecedência", explica Bel.
Outras informações sobre a Fazenda Vargem Grande podem ser encontradas nosite.

Fonte: Portal Meon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...