sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Com seca em rio, Cruzeiro decreta estado de emergência

Antes

Depois.Fotos:Divulgação SAAE

Visando manter o controle e equilíbrio hídrico em Cruzeiro, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Cruzeiro promulgou decreto instituindo situação de emergência devido a escassez de água, que tem gerado graves problemas no abastecimento  da cidade. A intenção é continuar oferecendo a população um serviço de qualidade sem que haja prejuízos aos moradores, principalmente de bairros mais altos.

A crise hídrica é vivida por várias cidades do Estado de São Paulo, principalmente na Capital Paulista. A escassez da água e o período de estiagem têm deixado às fontes de abastecimentos abaixo do nível satisfatório.
O diretor do SAAE, Maximiliano Rubez disse que a situação de Cruzeiro é critica é por isso ações emergenciais foram tomadas pela autarquia. “Infelizmente a situação do sistema hídrico se agravou nos últimos dias, principalmente da nossa principal fonte de abastecimento, que é o Rio Batedor. Não nos restou outra saída a não ser promulgarmos um decreto oficial decretando Estado de Emergência com relação ao fornecimento de água potável”, explicou.

E para tentar coibir abusos por parte da população o SAAE instituiu também multa de R$108,00 para quem comprovadamente estiver desperdiçando água na cidade. Dessa maneira está expressamente proibido o uso descabido de água no município, como por exemplo, lavagem de calçadas, fachadas, janelas, veículos e embarcações. Sejam em prédios residenciais ou comerciais.
A única ressalva, segundo Rubez é com relação a comércio em que o uso da água é voltado para atividade econômica. “Um Lava-jato, por exemplo, eles podem manter a atividade. Não podemos proibir também um restaurante de realizar a limpeza de sua cozinha, entretanto, lavar fachadas está proibido”, explicou.

A multa será cobrada na conta do usuário. Em caso de reincidência será dobrada e se o usuário persistir no desperdício o SAAE poderá cortar o abastecimento de água no local. “Não estamos querendo criar receita, transformar o SAAE em uma fábrica de multa, mas precisamos tomar uma atitude para evitar o pior”, disse Rubez.

A fiscalização será feita por qualquer funcionário da autarquia que realize trabalho externo. Mas o diretor ressaltou que a população também pode ajudar ligando para o SAAE. “O povo é nosso maior fiscal. Quem notar abuso no desperdício de água na cidade deve ligar pra gente que logo mandaremos uma equipe para constatar o fato. Cabe lembrar que a denúncia será realizada no maior absoluto sigilo”, finalizou.

SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cruzeiro
Telefone - 3184 4020


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM BREVE RETORNAREMOS. AGUARDEM!!!