quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Dia 01 tem Festival Gastronômico na Serra da Mantiqueira


A cultura de um povo expressa pelo que se come e pelo que se bebe! A forma como a mais brasileira das bebidas interage com a mais brasileira das cozinhas. Esta é a proposta do Brasil, Cozinha e Cachaça, evento que será realizado, dia 01 de novembro, pela primeira vez em São Bento de Sapucai. Será uma festa gastronômica originada do encontro entre a equipe de chefs do Le Chevalier Gastronomia, capitaneada pelos chefs Eugenio Carvalho e Fernando Massari, ambos com larga experiência em alta gastronomia no Brasil e no exterior e João Almeida, jornalista e autor do Blog Brasil no Copo, especializado em publicações sobre cachaça. "nosso projeto nasceu da ideia de transformar um simples prato da cozinha caipira em uma iguaria da alta gastronomia. Um desafio que no mínimo, será um prazer em enfrentar", afirma, Eugênio Planchez. E como a Cachaça entra nesta mesa? De corpo e alma, afirma o jornalista João Almeida. "vamos propor ao participante do evento, mais que uma proposta de harmonização, uma experiência sensorial. Vamos propor que ele escolha a cachaça que mais combine não somente com o prato apresentado, mas com o paladar dele", afirma o jornalista. A ideia neste caso, é mexer com todas as experiências do visitante, principalmente, a memória gustativa. 

O resultado de tudo isso será uma verdadeira brincadeira gastronômica. O Brasil Cozinha e Cachaça propõe criar o cenário perfeito para que o público conheça a história de sua comida, de sua cachaça e a propria história de sua gente, contada em pratos e copos.

SOBRE O EVENTO

- O Brasil, Comida & Cachaça será um evento fechado. Será realizado no dia 1 de novembro no Pátio São Bento, em São Bento do Sapucaí, a 178 km de São Paulo, bem pertinho de Campos do Jordão. Na cozinha, Fernando Massari e Eugênio Planchez, vão convidar os visitantes a aprenderem a preparar os pratos que serão servidos no almoço. Da entrada à sobremesa, passando claro, pelo prato principal. Na mesa, com o prato servido, o jornalista João Almeida, oferecera três cachaças diferentes. O convidado é quem vai dizer com que cachaça se adaptou melhor.

  • Antes e depois do almoço, teremos várias atividades voltadas à troca de informações sobre cachaça e gastronomia. Fabricantes de Cachaça de alambique mostrarão como produzem suas bebidas e contarão os segredos da mais brasileira das bebidas. Nossa equipe de gastronomia mostrará ao publico as curiosidades da cozinha caipira e como ela pode se transformar em pratos da alta gastronomia, podendo ser feitos por donos de restaurantes do mais simples ao mais requintados ou, com alguma habilidade, em casa mesmo. 

ENTRADA (a escolher)

- Queijo Coalho na chapa, no molho de cachaça, mel e pimenta rosa.
- Roll de Pernil marinado na cachaça e desfiado
- Carne de sol com chips de batata doce

PRATO PRINCIPAL (a escolher)

- Salada Caprese Caipira (queijo curdo, couve chifonada e tomate selvagem).
- Risoto Carreteiro, o tradicional arroz de carreteiro repensando com risoto italiano (arroz arbóreo) com carne seca linguiça, com castanha de caju torrada.
-Linguiça de Bragança, linguiça de Bragança Paulista, assada ao molho BBQ com cachaça flambada e servida com purê de mandioquinha e cebola fita.
- Truta com crosta de xerém e ervas acompanhada de cuscuz paulista e mix de legumes provençal

SOBREMESA (a escolher)

- Pannacota de cupuaçu*
- Brulee de banana com paçoquinha*

*Ambos acompanhados de sorvete

TODOS OS PRATOS ACOMPANHADOS DE CACHAÇA PARA HARMONIZAR.
PROGRAMAÇÃO
- 11h00 - Chegada ao Pátio São Bento
- 12h00 - Início do Workshop (aprendendo a fazer o prato)
- 13h00 - Almoço - Com experiência sensorial
- 15h00 - Palestra dos produtores
- 17h00 - Concurso de caipirinha
- 19h00 - Sorteio da cachaça Wiba

EVENTOS PARALELOS

- Além do almoço com Workshop e experiência sensorial, o Brasil Cozinha & Cachaça, no lado externo haverá venda de drinques com cachaça, sanduíches especiais, exposição de artesanato e degustação e venda de cachaça.


João Almeida
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...