quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Prefeitura lança programa “Cidade Limpa” e movimenta diferentes setores da sociedade

   
A Prefeitura de Cachoeira Paulista, com intuito de promover uma despoluição visual no município, diminuindo o lixo descartado incorretamente pelo próprio munícipe e mantendo um crescimento sustentável - preservando o meio ambiente - lançou na última semana o programa Cidade Limpa.

Formado por diversos segmentos, o Cidade Limpa consiste numa série de ações que devem ser realizadas de forma conjunta entre o Executivo e a sociedade. “São ações que vêm de encontro com a política do Governo Municipal, onde zelamos pela corresponsabilidade e participação de todos na construção de uma cidade que atenda aos anseios de cada um. A Prefeitura faz a sua parte e a sociedade faz a parte dela”, explica João Luiz, prefeito e criador do projeto.

No Cidade Limpa, a conscientização é a base para minimizar o impacto gerado pelo lixo descartado incorretamente pelo munícipe em diversos bairros, evitando assim a geração de mau cheiro, bem como o aparecimento de animais peçonhentos.

O programa foi lançado durante a reunião mensal do CGM (Conselho Gestor Municipal), formado pelo Executivo e por representantes de bairros, instituições, entidades e associações e, tem por objetivo de estreitar o relacionamento com a população. A atual administração inovou criando políticas públicas - como é o caso deste conselho - que torna ativa a participação das pessoas no desenvolvimento da cidade. “Sendo assim, cada segmento se compromete com a realização de ações dentro do seu espaço de atuação, que possa contribuir para diminuirmos o descarte de lixo incorreto”, explica Pedro Khalil, secretário adjunto de Meio Ambiente.

“A Associação Comercial se comprometeu em instalar lixeiras com o logo dos patrocinadores e adotar praças a canteiros”, afirmou Marcos Antonio, presidente da Associação Comercial.

“A secretaria de Educação, que já tem inserida na grade curricular diversas atividades voltadas à educação ambiental, também irá reforçar estas atividades no âmbito familiar, de forma que o conhecimento possa ser transferido de pai para filho e vice-versa, alcançando melhores resultados”, explicou Giany Couto, secretária adjunta de Educação.

Aproximadamente 10 líderes de bairro participaram do encontro e também se comprometeram com ações efetivas em seus bairros que vão além da conscientização; mas com premiações e pontos para ruas e famílias que cooperarem e denunciarem quem não colabora com a limpeza pública.

 “O caminhão que faz a coleta de lixo na cidade, assim como em outros municípios, não recolhe móveis e nem entulhos de construção, por exemplo. A coleta de lixo é destinada apenas ao lixo doméstico e orgânico. O munícipe que estiver mexendo com construção, deve contratar uma caçamba para a destinação correta do entulho. E quem for descartar móveis, orientamos que ligue para a Emaus e doe o móvel, principalmente se estiver em bom estado de conservação”, explica Khalil.

A participação de caçambeiros e instituições religiosas também será efetiva no projeto. Entre as 44 cidades que forma a RM Vale, apenas duas tem um aterro sanitário de acordo com a legislação, sendo uma delas Cachoeira Paulista.


Em fase de implantação, o Cidade Limpa atingirá a maior parte da população em meados de Janeiro, quando será realizado no 1º Fórum Municipal de Meio Ambiente e várias das ações já poderão ter resultados mensuráveis.

Assessoria de Imprensa/Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...