A
Prefeitura de Cruzeiro, através da CGM (Controladoria Geral do Município)
realizou extensa auditoria do transporte escolar realizado por vans na cidade.
A intenção é definir a quilometragem de cada uma das 19 rotas que o Executivo
oferece para crianças do município. A medida visa também evitar que haja gastos
excessivos, preservando o dinheiro público e aumentando a transparência na prestação
de contas do trajeto percorrido pelos motoristas.
De acordo
com o diretor da CGM, Wagner Streitenberger o trabalho que durou
aproximadamente 2 meses foi muito exaustivo mas ao mesmo tempo possibilitará
uma economia maior, já que a Prefeitura terá mais controle sobre os gastos
públicos. “Essa auditoria foi bem extensa, analisamos de perto as 19 rotas para
que possamos buscar cada vez mais a precisão na quilometragem para que os
cofres públicos não tenham prejuízo, e que a Prefeitura possa ter um maior
controle desses gastos”, disse.
Streitenberger
fez questão de ressaltar que o prefeito Rafic Zake Simão presa não só a
transparência, mas também com o cuidado na aplicação
dos
recursos público. “Essa auditoria vai preservar as contas públicas, já que as
notas chegarão precisamente no valor licitado, porque a rota será travada e
qualquer percurso excedido a Secretaria Municipal de Educação poderá impugnar o
documento, caso essa diferença não tenha uma boa justificativa que seja aceita
pela Controladoria”, explicou.
Outra
preocupação dessa gestão é quanto a qualidade do serviço prestado às crianças
atendidas pelo transporte escolar. Anteriormente para que pudesse participar da
licitação, o veículo só deveria estar com a documentação em dia. A partir de 2015,
Streitenberger disse que, além disso, no momento da licitação, os concorrentes
terão que passar por algumas especificações, entre elas as condições do
veículo, que o mesmo tenha no máximo 5 anos de uso, que o vencedor apresente
também um monitor para auxiliar o embarque e desembarque dos alunos e que a
cada recesso escolar seja feita uma vistoria minuciosa dos veículos vencedores
da licitação.
A
Prefeitura mudará também a maneira como o processo licitatório é feito. Segundo
o diretor da CGM em janeiro do ano que vem todas as 19 rotas serão licitadas ao
mesmo tempo, podendo assim fechar contratos novos para que todos os motoristas
trabalhem com o mesmo índice de mercado. “Anteriormente em cada período se
fechava um valor de quilometragem, de acordo com o mercado, e agora vamos
acabar com isso para não lesar o motorista. Os motoristas trabalham com o mesmo
índice e caso seja necessário faremos o reajuste de uma só vez para todos, e
não isoladamente como era feito antes”, finalizou.
Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Cruzeiro
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