terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Líder norte americana em vagões de carga adquire parte da Amsted Maxion

 The Greenbrier Companies, Inc. (“GBX”), líder norte americana em vagões de carga, adquiriu em 06 de janeiro de 2015 19,5% de participação no capital da AmstedMaxion de Hortolândia, líder no Brasil na fabricação de vagões ferroviários de carga, por 15 milhões de dólares,  sujeita  a  certos  termos  e condições previstos no contrato. O acordo prevê também a opção de compra de participação adicional de 40,5% do capital social da empresa brasileira, também sujeita a certos termos e condições negociados pelas partes.

Usando o Brasil como uma plataforma de investimento, a Greenbrier pretende expandir  sua atuação na América do Sul, como parte de uma ampla estratégia de crescimento, "A AmstedMaxion é o parceiroperfeito para Greenbrier  ampliar este mercado. Estamos ansiosos para uma longa e próspera parceriacom a AmstedMaxion”, afirma William A. Furman, Presidente e CEO da Greenbrier.

Com a união, quem ganha é o mercado ferroviário brasileiro, já que as duas empresas somarão  seus conhecimentos e tecnologias em soluções inovadoras no desenvolvimento de vagões para diferentes tipos de cargas, atendendo as mais variadas necessidades de seus clientes.

A aquisição não envolve a unidade da AmstedMaxion em Cruzeiro, que continua sendo compartilhadapela joint venture 50/50 entre a Amsted Industries e Iochpe-Maxion.

Com a nova estrutura societária, Marcos Oliveira, atual presidente do grupo Iochpe-Maxion, assume também a presidência da AmstedMaxion, antes ocupada por Ricardo Chuahy. A  condução dos negócios e operação do dia a dia da empresa estará sob a responsabilidade dos seguintes executivos: Eduardo Scolari , Diretor Executivo de Operações Hortolandia  - Responsável pelo Negócio Vagões;  José Santos de Araújo, Diretor Executivo de Operações Cruzeiro - Responsável pelo Negócio Fundidos; Luis Gustavo Rocha Vilas Boas, Diretor Executivo de Vendas e Marketing; Vanderlei Garcia, Diretor Executivo de Finanças; Nilton Prascidelli, Diretor Executivo de Recursos Humanos;  Vicente Abate, Diretor de Relações Corporativas.

As empresas

AmstedMaxion – com mais de 70 anos de atuação no segmento ferroviário, a  empresa é uma das principais referências latino-americanas no desenvolvimento e fabricação de vagões de carga, rodas de aço fundido, truques, rodeiros e sistemas de choque e tração, além de prestar serviços de reparação, adaptação e modernização de vagões e seus componentes, através da linha AMais. Pioneira, fornece para todas as ferrovias e seus usuários no Brasil, incluindo empresas de leasing de vagões, e também para o exterior.

Em sua fundição são produzidas peças de aço para aplicação em máquinas e equipamentos de construção civil, mineração e ferroviária. Com duas unidades no interior de São Paulo, a empresa alcança uma capacidade anual de 40 mil de toneladas de peças fundidas de aço, 92 mil rodas ferroviárias e 10 mil vagões de carga.

Greenbrier - A companhia Greenbrier, com sede em Lake Oswego, Oregon, é um fornecedor líder de equipamentos de transporte e serviços para o setor ferroviário. A empresa é especializada em vagões Double-stack, com mais de 18 mil unidades produzidas, sendo uma referência internacional para este tipo de veículo ferroviário.

Por mais de 20 anos, a Greenbrier tem recebido os mais significativos prêmios no mercado ferroviário norte-americano em todas as áreas de sua atuação direta. Atua nos segmentos de manutenção de rodeiros, reformas estruturais e de componentes, fabricação de vagões de todos os tipos, leasing e serviços de frota.

A Greenbrier repara e fornece peças de vagões em 40 locais na América do Norte, possuindo ainda unidades de negócio relacionadas com monitoramento e gerenciamento de frota, manutenção de campo e leasing de vagões.


Rosane Storto
Assessoria de Imprensa AmstedMaxion

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...