Após meses de reclamação e insatisfação para com a prestação de serviço com respeito à iluminação pública, Prefeitura de Cruzeiro informa que empresa licitada começa a prestar o serviço de troca de lâmpadas na cidade, nesta sexta (28/08)
“Estamos pagando a taxa de Iluminação pública faz tempo e a cidade está completamente apagada; em alguns pontos, temos mais de 15 postes sem luz”, comenta moradora da região central do município, que já não aguenta o descaso. A cidade enfrenta problemas desde janeiro. Uma empresa foi contratada durante três meses e depois a falta de luz voltou a assolar os cidadãos, avenidas e ruas, que, com pontos deficientes, apresentam perigo de acidente no trânsito e criminalidade.
Em janeiro deste ano, a responsabilidade do Parque de Iluminação e manutenção, passou a ser de prefeituras e não mais da EDP Bandeirantes, ou empresas responsáveis.
Decorrente de todo processo licitatório e outras questões, segundo o secretário de administração Rodrigo Machado, o contrato com a Empresa de Lorena, RT Energias, foi assinado no dia 24 de agosto. “Conseguimos fechar com um valor bem menor que da média que prevíamos. Cruzeiro terá troca de lâmpadas e pagará menos com isto”, argumenta Rodrigo.
Inicialmente, o valor estimado era de R$ 111.963,66 por mês, que seriam gastos em manutenção. No entanto, seis empresas participaram do pregão presencial e a concorrência entre elas baixou o valor. A empresa vencedora, RT, assinou o contrato em R$ 49.540,96 mensais, com a duração de 5 anos.
Ao todo, Cruzeiro possui cerca de 7500 pontos de iluminação pública A empresa responsável deverá realizar a manutenção dessa quantidade; o preço também é um valor estimado. Sendo assim, a ganhadora receberá de acordo com a prestação de serviços, isto é, troca de lâmpadas. As mesmas, de acordo com o contrato, deverão ser da mesma qualidade do atual quadro de Cruzeiro.
Atualmente o município arrecada cerca de R$ 80.000,00 a R$ 100.000,00 mês de taxa de iluminação na conta de Luz. “O valor seria bem mais alto, mas temos um percentual de inadimplência; poderia chegar a 150 mil reais”, argumenta chefe de gabinete, Marcelo.
O dinheiro restante da taxa imposta para a população será revertido em uma futura empresa, que será licitada para a gestão e fiscalização do trabalho, e também em um projeto de modernização do parque. “Todo dinheiro que sobrar e não for gasto até termos a licitação, será depositado na conta desse serviço; é um dinheiro da população, é um projeto de lei e não irá para outra questão”, diz secretário.
Caso você tenha lâmpadas queimadas em sua rua, basta entrar em contato no telefone da prefeitura (12)3141-1100 e registrar o seu problema, para a resolução.
Fonte: mix vale
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