Projeto "Ler é uma Viagem" chega a Cruzeiro


O programa "Ler é uma Viagem", aprovado na Lei Rouanet e que recebeu patrocínio do Instituto CCR para realizar projetos de incentivo à leitura em mais de 50 cidades brasileiras em 2015, chega na cidade de Cruzeiro (SP), apresentando a "Oficina de Mediação de Leitura com Dom Quixote". A oficina acontecerá no dia 09 de setembro, das 14h às 16h, na Escola Municipal Dr. Arnolfo Azevedo, localizada na Avenida Major Novaes, 126 – Centro.

Com vagas limitadas, a oficina é direcionada aos professores, educadores, bibliotecários, artistas e pessoas interessadas no tema. 

Responsável por transmitir todo o conteúdo aos participantes, a socióloga Amanda Leal de Oliveira, é mestre e doutora pela ECA-USP, pesquisadora e especialista em processos de mediação de leitura e apropriação da cultura escrita. Segundo ela, a mediação de leitura proporciona a experiência de ler um texto das mais variadas formas: em voz alta, ao pé do ouvido, performances teatrais e outras maneiras de despertar o prazer de ler. A oficina, portanto, visa estimular os participantes a realizar atividades em que a leitura seja vivida de forma integrada a outras linguagens, como música e elementos visuais, despertando diferentes sentidos e estímulos no leitor. "A mediação de leitura permite que todos usufruam do contato com o texto, mesmo aqueles que não são alfabetizados ou têm resistência aos livros tradicionais", destaca a socióloga.

A "Oficina de Mediação de Leitura com Dom Quixote" se divide em dois momentos. No primeiro, os participantes são convidados a "viajar" pelos caminhos fantásticos da literatura, acompanhados por leitura pública com música ao vivo, sob a direção da atriz Élida Marques, que é idealizadora do "Ler é uma Viagem" e interpreta o próprio Dom Quixote de La Mancha, acompanhada pelo músico Eduardo Contrera, no violão e na percussão, no papel do fiel escudeiro Sancho Pança. Já a segunda parte, os participantes experimentam as técnicas de mediação de leitura, aumentando o repertório e ampliando a atuação literária.

O projeto chega às cidades numa parceria da CCR NovaDutra com as secretarias municipais de educação das cidades envolvidas.

SERVIÇO:
Oficina de Mediação de Leitura com Dom Quixote
Realização: Programa Ler é uma viagem
Patrocínio: CCR NovaDutra e Instituto CCR
09/9 – Cruzeiro/SP
Horário: das14h às 16h
Local: EM Dr. Arnolfo Azevedo - 
Avenida Major Novaes, 126 – Centro.


Comentários