quinta-feira, 5 de maio de 2016

‘Expedições Valeparaibanas’ leva atividades culturais a Queluz

Uma ideia na cabeça e o pé na estrada. É com este espírito itinerante que o grupoCultura na Kombi, de Taubaté, coloca cultura popular, música, dança e arte visual no bagageiro e segue para todo o canto do Vale do Paraíba. Integrando a programação da Oficina Cultural Altino Bondesan, a trupe promove agitadas vivências culturais em espaços públicos de diferentes cidades na região.
Nos encontros, denominados “Expedições Valeparaibanas”, essas diferentes linguagens artísticas abordam um tema em comum: a influência africana na cultura brasileira. Nesse contexto, são oferecidas oficinas de dança e Maracatu, projeção de vídeos, além de atividades com estêncil. Neste sábado (7), é vez da cidade de Queluz receber o evento, que acontece na praça Padre Francisco das Chagas Lima, das 16h às 20h.
Criador do projeto, o animador cultural Flávio Itajubá destaca a troca de experiências e o envolvimento do público como as principais características da empreitada. Acostumado a pegar a estrada para liderar grupos de maracatu em grandes eventos do calendário cultural do Brasil (Feira Literária de Paraty e São Paulo, por exemplo), Itajubá vê nesta nova iniciativa uma oportunidade de disseminar a cultura africana para todo o tipo de público.
“O mais interessante nessas andanças pelas cidades menores do Vale do Paraíba é ver o impacto que as oficinas causam nas pessoas. Todo mundo interage, troca experiências e colabora para que a experiência seja engrandecedora”, explica.
Atividades
As vivências acontecem em espaços aberto e em parceria com prefeituras ou organizações das cidades que recebem o evento. Tudo é gratuito. A prática dura 4 horas e, ao final, os alunos recebem um certificado de participação.
“É um curto período de tempo, mas que já faz muita diferença para quem participa. É como uma sementinha que vamos plantando em cada cidade e, a partir daí, as coisas começam a se movimentar”, conclui.
Participação
Flávio Itajubá, que também lidera um coletivo de Maracatu, costuma trazer, na bagagem de volta, alguns novos integrantes para o seu grupo. Isso acontece porque muitos que participam da oficina acabam se interessando pela tanto pela experiência que decide fazer parte do coletivo.
“Várias pessoas que participam dessas atividades acabam pedindo para integrar o coletivo porque sentem-se contagiadas com a prática. Assim como elas se animam para continuar tocando, nós também aproveitamos para aprender bastante com as pessoas que participam conosco”, explica.
Cultura na KombiExpedições Valeparaibanas
Quando: sábado (7), das 16h às 20h
Onde: praça Padre Francisco das Chagas Lima, Queluz
Quanto: gratuito

Fonte:Portal Meon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...