Pular para o conteúdo principal

SP Serviços: mais de 30 serviços públicos na palma da mão

SP Serviços, loja gratuita de aplicativos do Governo do Estado de São Paulo que reúne mais de 30 apps de 23 órgãos estaduais, ultrapassou os 7 milhões de downloads durante o mês de março.

Em um única ferramenta, o usuário tem acesso aos serviços públicos através de um dispositivo móvel (smartphone ou tablet). Além do Poupatempo Agendamento, Guia de Serviços e Achados e Perdidos, há informações sobre o Detran.SP, Metrô, CPTM, Corpo de Bombeiros, Acessa SP, CDHU, parques estaduais, entre outros.
Desenvolvida pela Prodesp, empresa de Tecnologia da Informação do governo paulista, a SP Serviços está disponível gratuitamente para os sistemas iOS e Android.
Veja abaixo alguns exemplos do que é possível acessar pelo aplicativo:
A ferramenta do Poupatempo permite agendar data e horário para ser atendido nas unidades, além de consultar prazos, taxas e documentos necessários. Quem agenda a emissão de documentos como o RG ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) recebe um link para saber o que é necessário fazer para obtê-los.
Pelo app do Detran-SP é possível consultar multas, pontos na carteira e situação dos veículos, além do acesso a um simulado da prova para quem vai fazer o exame da primeira habilitação.
É possível consultar mapas e informações em tempo real da situação das linhas de transporte público pelos aplicativos do Metrô e CPTM, além dos itinerários de ônibus intermunicipais das regiões metropolitanas de São Paulo.
Outra facilidade é a consulta de débitos inscritos na Dívida Ativa do Estado (PGE-SP), nota e frequência de alunos “Diário de Classe” (Secretaria da Educação) e autenticidade de guias de transporte animal e vegetal (Secretaria da Agricultura e Abastecimento), além de informações e acompanhamento de pedidos ao SIC – Serviço de Informações ao Cidadão (Arquivo Público do Estado).
Já na ferramenta da CDHU é possível pedir a segunda-via de boletos de financiamento imobiliário dos programas habitacionais do Governo do Estado.
E no Atendimento Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo), os consumidores podem apresentar e acompanhar o andamento de queixas sobre os serviços de saneamento, gás canalizado e energia elétrica.
Também estão disponíveis os aplicativos do Corpo de Bombeiros, de consulta à Nota Fiscal PaulistaCetesbTribunal de Contas do EstadoSecretaria do Meio Ambiente,Procon, entre outros.
Há ainda games educativos como o SP x Dengue, sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti,  e o Bem-te-vi, programa educativo do Detran-SP e da Polícia Militar sobre educação no trânsito. E toda vez que um novo aplicativo é integrado ao SP Serviços, o usuário é avisado com um alerta de “novo”.
Como Baixar
A oferta de aplicativos e informações de utilidade pública faz parte da estratégia do Governo do Estado de ampliar o acesso à informação e prestação de serviços públicos, utilizando todas as formas de tecnologia à serviço da população. Para baixar o SP Serviços, basta buscá-lo nas lojas de aplicativos apropriadas ao seu dispositivo (Google Play ou App Store).
Fonte:Portal do Governo de São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Cruzeiro abrirá inscrições para processo seletivo

A PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO, Estado de São Paulo, com fulcro no disposto no artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal e na legislação municipal pertinente, torna público a todos os interessados que se encontram abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos destinado a seleção de pessoal para o preenchimento das vagas existentes, daquelas que surgirem durante o seu prazo de validade e formação de cadastro de reserva, para contratação por tempo determinado, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para o desempenho temporário das funções de Agente Social, Assistente Social, Auxiliar de Cuidador Social, Cuidador Social, Escriturário, Psicólogo e Servente.

A inscrição implicará a completa ciência e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, sobre as quais não se poderá alegar desconhecimento, não cabendo recurso sobre eventuais erros cometidos pelo candidato no ato da inscrição. O candidato deverá certifi…

Melhor árbitro do Brasileiro garante: sua mãe é elogiada e fica orgulhosa

Foto: Reprodução/Sportv
Enquanto as mães dos árbitros sofrem com as reclamações dos torcedores contra seus filhos, o paulista Paulo Cesar de Oliveira garante que sua mãe é elogiada e fica orgulhosa com o trabalho do filho. Eleito o melhor do Brasileiro, Paulo César ainda lembrou que seu irmão, Luiz Flavio de Oliveira, também tem a mesma função e atua na Série A. - É a segunda vez que eu sou premiado, estive em outras votações também, já fui prata e bronze. Graças a Deus, nessa temporada, eu fiquei com o troféu. Minha mãe, dona Teresa, se sente muito orgulhosa de ter dois filhos e uma neta atuando na arbitragem, em alto nível. Então ela é agraciada três vezes e sempre muito elogiada - afirmou o árbitro, no "Bem, Amigos!". Paulo Cesar ainda elogiou o trabalho da Comissão de Arbitragem da CBF e afirmou que hoje existem menos reclamações no Campeonato Brasileiro. - Eu gostaria de compartilhar essa premiação com todos os oficiais de arbitragem que estão envolvidos nessa competição, à…

Prefeitura de Cruzeiro restabelece atendimento nas UBSs, ESFs e Laboratório Municipal

A Prefeitura de Cruzeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), restabeleceu nesta quinta-feira, 9, o atendimento médico em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Equipes de Saúde da Família (ESFs), Laboratório Municipal e outros serviços de atenção básica à saúde. O Governo Municipal decidiu promover contratações para recompor o atendimento nas UBSs e ESFs, das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. Foram contratados 15 enfermeiros e alguns médicos, além de especialistas em endocrinologia, cardiologia, neurologia, psiquiatria, dermatologia e otorrinolaringologia. As equipes atenderão também a zona rural da cidade.
A Secretária de Saúde, Ana Inês Chaves, disse que a Administração Municipal busca melhorar a assistência médica no município e cumprir todos os programas do Governo Federal, para os quais o município está habilitado. “Foi necessária esta contratação, já que os funcionários efetivos cumprem uma jornada de trabalho de seis horas por dia, não sendo o suficiente para ma…