Pular para o conteúdo principal

Alckmin visita Piquete

A Carreta da Mamografia do programa “Mulheres do Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, chegou ao município de Piquete, no Vale do Paraíba. O veículo com toda a infraestrutura necessária para a fazer os exames gratuitos de prevenção do câncer de mama, vai atender o público no estacionamento do Hospital Unidade Mista, na Avenida Presidente Tancredo Neves, número 815, até 8 de julho.

O governador Geraldo Alckmin, que é médico, esteve em Piquete nesta quinta-feira (22) para acompanhar o  primeiro dia de exames na cidade.  “O câncer mais comum é o de pele, que, do ponto de vista epidemiológico, não é um dos mais preocupantes. A maioria das neoplasias de pele são carcinomas e carcinoma não dá metástase, o que dá é melanoma. Então, não tem gravidade. O grave na mulher é o câncer de mama e no homem o câncer de próstata. Então, o que é que nós fizemos? Lançamos um programa para fazer prevenção e tratamento”.

Os exames na carreta móvel podem ser feitos de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. Para fazer a mamografia, as mulheres entre 50 a 69 anos, não precisam apresentar pedido médico. Pacientes que não se enquadram nessa faixa etária, podem fazer o exame somente por solicitação médica.
As unidades móveis de mamografia contam com equipes multidisciplinares, compostas por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista. Além do mamógrafo, as unidades possuem aparelho ultrassom, conversor digital de imagens analógicas, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.  Os equipamentos transmitem a imagens dos exames para o Serviço Estadual de Diagnóstico da Secretaria que emite os laudos após 48 horas do procedimento.
Desde o início do programa Mulheres do Peito, em 2014, até o momento, já foram realizadas 124.434 mamografias, 5.124 ultrassonografias de mama, 573 biópsias de mama e 1.625 mulheres foram encaminhadas para tratamento oncológico em unidades estaduais. As carretas já percorreram 155 localidades em SP.
O governador alertou para a necessidade do exame de prevenção. “Em cada 100 exames de mamografia, quatro apresentam problemas, dai a importância de você encaminhar para o atendimento precoce. O câncer é uma doença curável, mas precisa ser diagnosticada corretamente e precocemente”, explicou.
Agenda de exames
A carreta móvel da mamografia percorre vários municípios do Estado, mas as mulheres das cidades em que o veículo ainda não passou podem agendar o exame pelo telefone 0800-779-000. Este ano, as que tem idade entre 50 e 69 anos e que nasceram em ano impar podem agendar o exame no mês de seu aniversário, sem necessidade de pedido médico.

O serviço 0800 atende de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h. Nesse caso, a paciente é encaminhada para um dos 300 locais que possuem mamógrafos do SUS paulista, mais próximo de sua residência.
As mulheres nascidas em ano par e que não fizeram o exame recentemente poderão agendar a mamografia no próximo ano, também no mês de aniversário, em unidades como o AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidade), hospitais e clínicas.
O exame de mamografia pode ser feito no próprio mês ou no máximo em 45 dias após a solicitação do exame. Em caso de detecção de alterações no exame ou suspeita de câncer, a paciente é encaminhada para um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, de acordo com o caso.
Fonte: Portal Governo do Estado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Cruzeiro abrirá inscrições para processo seletivo

A PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO, Estado de São Paulo, com fulcro no disposto no artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal e na legislação municipal pertinente, torna público a todos os interessados que se encontram abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos destinado a seleção de pessoal para o preenchimento das vagas existentes, daquelas que surgirem durante o seu prazo de validade e formação de cadastro de reserva, para contratação por tempo determinado, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para o desempenho temporário das funções de Agente Social, Assistente Social, Auxiliar de Cuidador Social, Cuidador Social, Escriturário, Psicólogo e Servente.

A inscrição implicará a completa ciência e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, sobre as quais não se poderá alegar desconhecimento, não cabendo recurso sobre eventuais erros cometidos pelo candidato no ato da inscrição. O candidato deverá certifi…

Melhor árbitro do Brasileiro garante: sua mãe é elogiada e fica orgulhosa

Foto: Reprodução/Sportv
Enquanto as mães dos árbitros sofrem com as reclamações dos torcedores contra seus filhos, o paulista Paulo Cesar de Oliveira garante que sua mãe é elogiada e fica orgulhosa com o trabalho do filho. Eleito o melhor do Brasileiro, Paulo César ainda lembrou que seu irmão, Luiz Flavio de Oliveira, também tem a mesma função e atua na Série A. - É a segunda vez que eu sou premiado, estive em outras votações também, já fui prata e bronze. Graças a Deus, nessa temporada, eu fiquei com o troféu. Minha mãe, dona Teresa, se sente muito orgulhosa de ter dois filhos e uma neta atuando na arbitragem, em alto nível. Então ela é agraciada três vezes e sempre muito elogiada - afirmou o árbitro, no "Bem, Amigos!". Paulo Cesar ainda elogiou o trabalho da Comissão de Arbitragem da CBF e afirmou que hoje existem menos reclamações no Campeonato Brasileiro. - Eu gostaria de compartilhar essa premiação com todos os oficiais de arbitragem que estão envolvidos nessa competição, à…

Prefeitura de Cruzeiro restabelece atendimento nas UBSs, ESFs e Laboratório Municipal

A Prefeitura de Cruzeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), restabeleceu nesta quinta-feira, 9, o atendimento médico em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Equipes de Saúde da Família (ESFs), Laboratório Municipal e outros serviços de atenção básica à saúde. O Governo Municipal decidiu promover contratações para recompor o atendimento nas UBSs e ESFs, das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. Foram contratados 15 enfermeiros e alguns médicos, além de especialistas em endocrinologia, cardiologia, neurologia, psiquiatria, dermatologia e otorrinolaringologia. As equipes atenderão também a zona rural da cidade.
A Secretária de Saúde, Ana Inês Chaves, disse que a Administração Municipal busca melhorar a assistência médica no município e cumprir todos os programas do Governo Federal, para os quais o município está habilitado. “Foi necessária esta contratação, já que os funcionários efetivos cumprem uma jornada de trabalho de seis horas por dia, não sendo o suficiente para ma…