Pular para o conteúdo principal

Cruzeirense participa do Festival de Cannes

O cineasta Eduardo Brandão Pinto, de Cruzeiro (SP), apresentou seu curta-metragem "O Vazio do Lado de Fora" no Festival de Cannes, na França. O evento cinematográfico foi no último mês e é considerado um dos mais importantes do mundo.

A produção teve início a partir de um trabalho de faculdade do cineasta, que deixou sua cidade natal para estudar cinema no Rio de Janeiro. Nele é abordada a realidade de uma comunidade no Rio de Janeiro que está passando por um processo de desocupação por causa das obras para as Olimpíadas, que ocorreram na cidade no ano passado.
"As obras para os jogos olímpicos geraram uma série de remoções de populações tradicionais. O roteiro do curta é baseado em cenas de pessoas, sem uma história muito clara, que estão em uma vila que foi demolida. O filme foi todo gravado na Vila Autódromo, no Rio de Janeiro", disse Brandão, que ainda está na Europa.

Segundo o cineasta, o ambiente era propício para a gravação do curta. "O cenário era bem apocalíptico, mas com um espírito de resistência muito forte das pessoas que ainda estavam lá. O momento que o país passava, em relação ao impeachment da Dilma, também ajudou na construção do clima. Quando chegamos havia 10 ou 20 famílias que ainda estava vivendo lá. As demais já haviam sido retiradas", explicou.

O roteiro foi escrito pelo cineasta durante uma disciplina do curso de Cinema na Universidade Federal Fluminense, em 2015. Por meio de um edital da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, o projeto saiu do papel.
"Só foi possível viabilizar o projeto por causa do edital, que disponibilizou um valor de R$ 9,5 mil para a produção do filme. Eu já havia produzido outros quatro curtas, mas de maneira mais documental. Este foi meu primeiro trabalho com ficção e com atores. O curta foi todo gravado no segundo semestre de 2016", disse o cineasta.


A 70ª edição do Festival de Cannes foi entre os dias 17 e 28 de maio deste ano. O evento acontece desde 1946 na cidade de Cannes e é considerado um dos mais importantes festivais de cinema do mundo. Nele são premiados os melhores filmes, atores e roteiros.
Dentre as diversas categorias do festival, o curta-metragem de Eduardo concorreu com outros 15 filmes na Cinéfoundation, todos internacionais, que foram selecionados para o festival entre mais de 2.500 projetos inscritos.
"A Cinéfoundation é uma categoria de filmes que têm alguma ligação com universidades. Para mim é uma oportunidade incrível participar do festival porque possibilita muitos contatos, abre muitas portas. Traz um certo prestígio, uma certa credibilidade", disse Brandão.
A categoria conta com jurados renomados, como o cineasta romeno Cristian Mungiu, que já ganhou prêmios em Cannes, e o diretor Barry Jenkins, que faturou o Oscar de melhor filme de 2017 com 'Moonlight'.
O curta 'O Vazio do Lado de Fora' foi analisado no dia 26 de maio, mas não foi premiado durante o festival. Ele também foi exibido na última quinta-feira (1º) na Cinematéca Francesa, em Paris. "É uma tradição do festival exibir os filmes da Cinematéca. É algo que dá uma visibilidade bem legal", finaliza o cineasta, que ficou na França após o fim do festival para a exibição.


Fonte g1/vale
(*) Colaborou Idelter Xavier

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Cruzeiro abrirá inscrições para processo seletivo

A PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO, Estado de São Paulo, com fulcro no disposto no artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal e na legislação municipal pertinente, torna público a todos os interessados que se encontram abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos destinado a seleção de pessoal para o preenchimento das vagas existentes, daquelas que surgirem durante o seu prazo de validade e formação de cadastro de reserva, para contratação por tempo determinado, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para o desempenho temporário das funções de Agente Social, Assistente Social, Auxiliar de Cuidador Social, Cuidador Social, Escriturário, Psicólogo e Servente.

A inscrição implicará a completa ciência e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, sobre as quais não se poderá alegar desconhecimento, não cabendo recurso sobre eventuais erros cometidos pelo candidato no ato da inscrição. O candidato deverá certifi…

Melhor árbitro do Brasileiro garante: sua mãe é elogiada e fica orgulhosa

Foto: Reprodução/Sportv
Enquanto as mães dos árbitros sofrem com as reclamações dos torcedores contra seus filhos, o paulista Paulo Cesar de Oliveira garante que sua mãe é elogiada e fica orgulhosa com o trabalho do filho. Eleito o melhor do Brasileiro, Paulo César ainda lembrou que seu irmão, Luiz Flavio de Oliveira, também tem a mesma função e atua na Série A. - É a segunda vez que eu sou premiado, estive em outras votações também, já fui prata e bronze. Graças a Deus, nessa temporada, eu fiquei com o troféu. Minha mãe, dona Teresa, se sente muito orgulhosa de ter dois filhos e uma neta atuando na arbitragem, em alto nível. Então ela é agraciada três vezes e sempre muito elogiada - afirmou o árbitro, no "Bem, Amigos!". Paulo Cesar ainda elogiou o trabalho da Comissão de Arbitragem da CBF e afirmou que hoje existem menos reclamações no Campeonato Brasileiro. - Eu gostaria de compartilhar essa premiação com todos os oficiais de arbitragem que estão envolvidos nessa competição, à…

Prefeitura de Cruzeiro restabelece atendimento nas UBSs, ESFs e Laboratório Municipal

A Prefeitura de Cruzeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), restabeleceu nesta quinta-feira, 9, o atendimento médico em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Equipes de Saúde da Família (ESFs), Laboratório Municipal e outros serviços de atenção básica à saúde. O Governo Municipal decidiu promover contratações para recompor o atendimento nas UBSs e ESFs, das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. Foram contratados 15 enfermeiros e alguns médicos, além de especialistas em endocrinologia, cardiologia, neurologia, psiquiatria, dermatologia e otorrinolaringologia. As equipes atenderão também a zona rural da cidade.
A Secretária de Saúde, Ana Inês Chaves, disse que a Administração Municipal busca melhorar a assistência médica no município e cumprir todos os programas do Governo Federal, para os quais o município está habilitado. “Foi necessária esta contratação, já que os funcionários efetivos cumprem uma jornada de trabalho de seis horas por dia, não sendo o suficiente para ma…