Pular para o conteúdo principal

Cruzeirense participa do Festival de Cannes

O cineasta Eduardo Brandão Pinto, de Cruzeiro (SP), apresentou seu curta-metragem "O Vazio do Lado de Fora" no Festival de Cannes, na França. O evento cinematográfico foi no último mês e é considerado um dos mais importantes do mundo.

A produção teve início a partir de um trabalho de faculdade do cineasta, que deixou sua cidade natal para estudar cinema no Rio de Janeiro. Nele é abordada a realidade de uma comunidade no Rio de Janeiro que está passando por um processo de desocupação por causa das obras para as Olimpíadas, que ocorreram na cidade no ano passado.
"As obras para os jogos olímpicos geraram uma série de remoções de populações tradicionais. O roteiro do curta é baseado em cenas de pessoas, sem uma história muito clara, que estão em uma vila que foi demolida. O filme foi todo gravado na Vila Autódromo, no Rio de Janeiro", disse Brandão, que ainda está na Europa.

Segundo o cineasta, o ambiente era propício para a gravação do curta. "O cenário era bem apocalíptico, mas com um espírito de resistência muito forte das pessoas que ainda estavam lá. O momento que o país passava, em relação ao impeachment da Dilma, também ajudou na construção do clima. Quando chegamos havia 10 ou 20 famílias que ainda estava vivendo lá. As demais já haviam sido retiradas", explicou.

O roteiro foi escrito pelo cineasta durante uma disciplina do curso de Cinema na Universidade Federal Fluminense, em 2015. Por meio de um edital da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, o projeto saiu do papel.
"Só foi possível viabilizar o projeto por causa do edital, que disponibilizou um valor de R$ 9,5 mil para a produção do filme. Eu já havia produzido outros quatro curtas, mas de maneira mais documental. Este foi meu primeiro trabalho com ficção e com atores. O curta foi todo gravado no segundo semestre de 2016", disse o cineasta.


A 70ª edição do Festival de Cannes foi entre os dias 17 e 28 de maio deste ano. O evento acontece desde 1946 na cidade de Cannes e é considerado um dos mais importantes festivais de cinema do mundo. Nele são premiados os melhores filmes, atores e roteiros.
Dentre as diversas categorias do festival, o curta-metragem de Eduardo concorreu com outros 15 filmes na Cinéfoundation, todos internacionais, que foram selecionados para o festival entre mais de 2.500 projetos inscritos.
"A Cinéfoundation é uma categoria de filmes que têm alguma ligação com universidades. Para mim é uma oportunidade incrível participar do festival porque possibilita muitos contatos, abre muitas portas. Traz um certo prestígio, uma certa credibilidade", disse Brandão.
A categoria conta com jurados renomados, como o cineasta romeno Cristian Mungiu, que já ganhou prêmios em Cannes, e o diretor Barry Jenkins, que faturou o Oscar de melhor filme de 2017 com 'Moonlight'.
O curta 'O Vazio do Lado de Fora' foi analisado no dia 26 de maio, mas não foi premiado durante o festival. Ele também foi exibido na última quinta-feira (1º) na Cinematéca Francesa, em Paris. "É uma tradição do festival exibir os filmes da Cinematéca. É algo que dá uma visibilidade bem legal", finaliza o cineasta, que ficou na França após o fim do festival para a exibição.


Fonte g1/vale
(*) Colaborou Idelter Xavier

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Após três meses de atraso, conjunto habitacional de Cruzeiro tem previsão de entrega em janeiro

*Andreah Martins Cruzeiro
Mesmo com manifestações e conversas entre moradores e administração, as famílias do conjunto habitacional Colinas da Mantiqueira 1 e 2 não iniciaram o ano de casa nova. A entrega, que estava prevista para outubro do ano passado, sofreu problemas burocráticos que retardaram a liberação dos apartamentos. A nova data tem previsão para a última quinzena deste mês. Em entrevista ao Jornal Atos, o prefeito Thales Gabriel (SD) contou que os adiamentos foram resultados de informações recebidas pela empreiteira. “A Prefeitura nunca se posicionou sobre data de entrega sem uma orientação por parte da construtora. Nos deparamos com regularizações formais a serem feitas na obra pela construtora, junto ao banco e ao cartório”. O principal obstáculo que impede a entrega é a documentação para iniciar as assinaturas. “Existia um problema de matrículas e a gente entrou de forma direta para poder ajudar. A não individualização das matrículas interferiu na confecção dos contratos”. O …

8 de Março: Dia Internacional da Mulher

Parabéns para você mulher que a cada dia muda a realidade em todos os cantos do mundo. Seja através de um sorriso, através de um olhar, através de filho, não importa a ação, qualquer coisa que você faça mudará constantemente o mundo ao redor de todos e deixar mais puro e simples para felicidade. Saiba um pouco mais do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. As histórias que remetem à criação do Dia Internacional da Mulher alimentam o imaginário de que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Sem dúvida, o incidente ocorrido em 25 de março daquele ano marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20, mas os eventos que levaram à criação da data são bem anteriores a este acontecimento. Desde o final do século 19, organizações femininas oriundas de movimentos operários protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de apr…

Cruzeirense brilha é responsável por pinturas em aviões da Embraer

O artista plástico Clodoaldo Quintana, nascido na cidade de Cruzeiro e que reside em São José dos Campos há mais de10 anos, é especialista em desenho com lápis grafite e o mais interessante é que utiliza apenas dois lápis, o HB e o 5B, com retratos que parecem reais de tão perfeitos, pois consegue captar e passar para o papel exatamente como está na foto.
Clodoaldo é um artista cuidadoso em cada traço e de uma paciência invejável, com o desenho feito direto na tela. Clodoaldo é de família conhecida e tradicional do bairro Km4 em Cruzeiro, onde seus familiares são admirados pelos moradores daquela localidade. Artista premiado em quatro concursos do Salão de Artes da Embraer, pela perfeição e originalidade e com slogan: transforme sua foto em arte. Por esse motivo a Câmara Municipal de Cruzeiro deferiu ao artista um voto  de aplauso por seu trabalho em aeronave da Embraer. O voto foi dado pelo presidente da Casa de Leis, vereador Charles Fernandes, o qual admira o trabalho do artista plásti…

Visitas