segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Alunos da Escola Oswaldo Cruz conquistam medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Geografia

Sendo a única escola estadual da região a participar, os alunos do Oswaldo Cruz, de Cruzeiro, conquistaram a medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Geografia.

Além do feito, a escola cruzeirense também conquistou o posto de segunda melhor Escola Estadual do Estado de São Paulo.
Devido aos esforços de todos os estudantes no colégio, os jovens cruzeirenses demonstraram dedicação e ficaram á de diversas instituições privadas, públicas e federais, sendo assim uma forma de reconhecimento para o ensino regional do Vale do Paraíba.
A Olimpíada Geo-Brasil OGB consta de uma fase nacional e uma fase internacional. A fase nacional em 2017 é constituída pela III OLIMPÍADA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA – OBG e a I OLIMPÍADA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DA TERRA – OBCT, que aconteceram de forma conjunta. As questões da OBCT fazem parte também da OBG e contribuem para a pontuação também dessa olimpíada.
lunos selecionados por meio da OGB e OBCT poderão compor as equipes internacionais respectivamente para International Geoghraphy Olympiad – iGeo e International Earth Science Olympiad – IESO. Uma equipe selecionada por meio da II OBG participou da iGeo na China em 2016. Dependendo dos recursos disponíveis os alunos selecionados na edição 2017 participarão da fase internacional em 2018.
A Comissão Organizadora da OGB – COOGB está sendo formada por uma equipe voluntária de professores de várias instituições Brasileiras, a coordenação da edição 2017 é de responsabilidade do Prof. Clibson Alves dos Santos, Universidade Federal de Alfenas-MG – UNIFAL-MG. A lista das instituições envolvidas encontra-se no site.
Os estudantes participantes da Olimpíada deverão demonstrar a sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, rompendo com o dualismo geografia física x geografia humana que deve estar expressa nas metodologias de ensino e aprendizagem contidas na formação desses estudantes. Eventos dessa natureza primam pela competição, mas o objetivo da comissão científica da OBG é criar um espaço de colaboração e aproveitar o evento para o crescimento e a difusão de boas práticas de ensino.
Por isso, a Olimpíada se desdobra em duas partes: a Etapa Competitiva (duas fases online e 1 presencial) e a Cooperativa (Pesquisa Local), que se tornarão objeto de interesse de estudantes e professores, envolvendo no seu projeto questões como: sustentabilidade e utilização ética dos recursos naturais, contribuindo para a criação de uma sociedade justa e participativa. Não é obrigatória a participação nas duas partes, sendo possível a participação em apenas uma das duas partes. A parte Cooperativa não gera pontuações e não influi para a classificação da parte Competitiva.
A fase nacional da Olimpíada Geo-Brasil abriga questões de Geografia Geral e algumas mais específicas de Ciências da Terra (Geografia Física). As questões mais específicas de Ciências da Terra serão devidamente sinalizadas. Todas as questões contribuem para a pontuação para a OBG, as questões de Ciências da Terra contribuem também para a pontuação da OBCT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...