Tive a oportunidade, mais uma vez, de visitar a cidade de São José do Barreiro, no Vale Histórico. Porém a grande surpresa foi que encontrei a cidade em plena fase de restauração. E, assim, pude participar da primeira visitação aberta ao público na Fazenda Pau D'Alho.
![]() |
São José do Barreiro. Estância Turística que está localizada aos pés da Serra da Bocaina encanta turistas com as belas paisagens e as antigas fazendas históricas do século 19
Foto: Divulgação
|
Com um grupo considerável de turistas, foi realizada uma excursão pelos arredores da fazenda, com o guias que contam aos visitantes histórias e curiosidades do local, como a passagem de Dom Pedro 1º, e o grande banquete que ali aconteceu no período da Independência, em 1822.
Atualmente, as cidades que compõem a região do Vale Histórico, com sua riqueza arquitetônica e os seus valores históricos, estão sendo esquecidas pelo poder público e sofrendo descaso pela própria população, deteriorando-se ano após ano.
Porém, essa situação começa a ganhar outro rumo. Por enquanto, pelo menos em São José do Barreiro, após uma parceria firmada entre a prefeitura local e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A fazenda Pau D'Alho é a primeira iniciativa de um projeto de restauração, que após mais de uma década fechada e entregue à própria sorte, está sendo reorganizada.
O pequeno e hospitaleiro município de São José do Barreiro é um dos destinos que valem muito a pena visitar, com a natureza incrível da Serra da Bocaina, outras importantes fazendas e pontos turísticos que compõem esse cenário, que aos poucos, pelo que se espera, está reconquistando à valorização cultural e histórico do Vale do Paraíba.
Recuperação da Pau D'Alho é resgate da história do Vale do café
Os participantes dessa proposta de recuperação e revitalização da fazenda Pau D'Alho, como é o caso do empresário Rogério Rodrigues, acreditam na renovação e um novo recomeço para São José do Barreiro, com o crescimento no turismo e principalmente, a valorização da história da cidade.
Dentre as demais importantes fazendas da região, que podem ser incluídas no projeto, a Pau D'Alho foi a primeira a ser construída, no início do século 19, por João Ferreira de Souza e tinha a maior plantação de café do período, segundo os relatos do viajante e naturalista francês Saint- Hilaire.
Outro ponto relevante da fazenda é a senzala construída na parte mais elevada do terreno, o que contrariava a arquitetura das demais da região do Vale Histórico.
Segundo informações, a próxima empreitada dessa parceria entre o governo local e o Iphan será a restauração do Cemitério dos Escravos, que também se encontra em condições precárias..
Renisse Ordine/OVale

Nenhum comentário:
Postar um comentário