quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Parceria quer recuperar história e beleza de São José do Barreiro

Tive a oportunidade, mais uma vez, de visitar a cidade de São José do Barreiro, no Vale Histórico. Porém a grande surpresa foi que encontrei a cidade em plena fase de restauração. E, assim, pude participar da primeira visitação aberta ao público na Fazenda Pau D'Alho.
São José do Barreiro. Estância Turística que está localizada aos pés da Serra da Bocaina encanta turistas com as belas paisagens e as antigas fazendas históricas do século 19
Foto: Divulgação

Com um grupo considerável de turistas, foi realizada uma excursão pelos arredores da fazenda, com o guias que contam aos visitantes histórias e curiosidades do local, como a passagem de Dom Pedro 1º, e o grande banquete que ali aconteceu no período da Independência, em 1822.
Atualmente, as cidades que compõem a região do Vale Histórico, com sua riqueza arquitetônica e os seus valores históricos, estão sendo esquecidas pelo poder público e sofrendo descaso pela própria população, deteriorando-se ano após ano.
Porém, essa situação começa a ganhar outro rumo. Por enquanto, pelo menos em São José do Barreiro, após uma parceria firmada entre a prefeitura local e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A fazenda Pau D'Alho é a primeira iniciativa de um projeto de restauração, que após mais de uma década fechada e entregue à própria sorte, está sendo reorganizada.
O pequeno e hospitaleiro município de São José do Barreiro é um dos destinos que valem muito a pena visitar, com a natureza incrível da Serra da Bocaina, outras importantes fazendas e pontos turísticos que compõem esse cenário, que aos poucos, pelo que se espera, está reconquistando à valorização cultural e histórico do Vale do Paraíba.
Recuperação da Pau D'Alho é resgate da história do Vale do café
Os participantes dessa proposta de recuperação e revitalização da fazenda Pau D'Alho, como é o caso do empresário Rogério Rodrigues, acreditam na renovação e um novo recomeço para São José do Barreiro, com o crescimento no turismo e principalmente, a valorização da história da cidade.
Dentre as demais importantes fazendas da região, que podem ser incluídas no projeto, a Pau D'Alho foi a primeira a ser construída, no início do século 19, por João Ferreira de Souza e tinha a maior plantação de café do período, segundo os relatos do viajante e naturalista francês Saint- Hilaire.
Outro ponto relevante da fazenda é a senzala construída na parte mais elevada do terreno, o que contrariava a arquitetura das demais da região do Vale Histórico.
Segundo informações, a próxima empreitada dessa parceria entre o governo local e o Iphan será a restauração do Cemitério dos Escravos, que também se encontra em condições precárias..

Renisse Ordine/OVale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM BREVE RETORNAREMOS. AGUARDEM!!!