segunda-feira, 2 de julho de 2012




Parceria entre Prefeitura de Cruzeiro e SENAI oferece cursos gratuitos a população


O PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - chegou em Cruzeiro por meio de parceria entre o Governo Municipal e SENAI. A intenção é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e de formação inicial e continuada para estudantes, trabalhadores e desempregados.
São 10 cursos nas áreas de Almoxarife, Administração, Logística, Informática, Desenho Mecânico, Ajustagem Mecânica, Solda TIG e Vendas.
Um dos critérios para se inscrever é ser beneficiário ou dependente do Programa Bolsa Família do Governo Federal. O candidato deve procurar o CRAS das 8h30 às 16h30 na Rua Ipiranga, nº 1.247 –Vila Washington Beleza.
Serviço: Cursos
Informações: CRAS - Rua Ipiranga, nº 1.247 –Vila Washington Beleza
Telefone: 3143 5217

Piquete cobra regulamentação de taxistas
Vans que rodam irregularmente têm trinta dias para se adequar


 Por Lucas Barbosa/Jornal Atos

A regulamentação dos táxis e vans vem gerando polêmica e opiniões adversas em Piquete. Desde o início desta semana, a prefeitura está enviando notificações aos motoristas informando que se os trabalhadores não se adequarem as normas poderão ter a licença revogada.

No município, que possui 73 licenças expedidas como taxi, uma lei municipal, criada em agosto de 2011, estabelece no seu primeiro artigo que todos os veículos devem ser adesivados com a identificação de 10cm por 30cm, preferencialmente na porta, contendo a palavra ‘Taxi’, telefone e o endereço do ponto. 

Dez meses depois, a norma não havia sido colocada em prática pelo ex-prefeito Otacílio Rodrigues, que liberou licenças, mesmo para quem não estava de acordo com a lei. 

De acordo com a secretaria de Negócios Jurídicos, os profissionais que não se adequarem em trinta dias, ou não levarem o veículo para a vistoria que está sendo realiza no pátio da prefeitura, terão suas licenças revogadas.

Para o taxista, Benedito Vitorino Corrêa, que trabalha há quase 40 anos na cidade, as normas exigidas são totalmente aceitáveis e colaboram para a divulgação do serviço.

 “Há alguns anos outro prefeito já tinha estabelecido esta lei, mas acabou não vingando. É bom para que os passageiros possam nos reconhecer mais facilmente”. 

Outro taxista que não quis se identificar, afirmou que a regularização é desnecessária e acaba danificando o carro. 
“Essa ação é uma grande besteira. Aqui todo mundo sabe quem é taxista ou não. O grande problema é que estes adesivos de identificação acabam marcando a lataria do carro, e se futuramente eu for vendê-lo, terei um prejuízo na pintura”.

A regulamentação está preocupando os motoristas de van, já que 22 veículos possuem licença de taxi, e de acordo com a lei, a licença será revogada possivelmente em agosto.

Para o motorista, Adilson Uchôas da Silva, que semanalmente transporta em sua van dezenas de piquetenses para Lorena, a pressão da empresa de ônibus responsável pelo transporte intermunicipal, vem colaborando para a rigidez das novas normas. 

“A Pássaro Marrom está pressionando a situação, pois nós diariamente transportamos os moradores daqui até Lorena e isto não os agrada. Já que agora só poderá ter licença de taxi para quem tiver um veículo de passeio ou que no máximo tenha sete lugares”.

“Nosso trabalho é uma alternativa facilitadora para os moradores que trabalham em outra cidade. Agora, estamos estudando abrir uma empresa para que através do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) possamos realizar serviços de frete”, finalizou.


Cachoeira Paulista: Educação e Cultura promovem oficina de cinema


Integrando o projeto PONTO MIS, realizado em parceria com o Governo do Estado, as secretarias de Educação e Cultura promoveram nesta quinta, 28 a OFICINA DE CINEMA entre alunos da rede municipal. Com o tema “A invenção do Cinema” apresentado por Christian Saghaard, a oficina trouxe as primeiras imagens e filmes da história do cinema, incluindo os filmes que foram projetados na primeira exibição pública cinematográfica.
“A oficina é muito interessante, pois traz para o aluno o conhecimento da história. O audiovisual encanta o ser humano. Faz rir, chorar, refletir... proporcionar isso para os alunos da rede municipal só tem a agregar, pois ajuda a formar o cidadão em todos os aspectos”, disse José Marcos Pereira – secretário adjunto da cultura.
Segundo José Marcos, durante a oficina são exibidos diversas peças, entre elas as primeiras comédias e ficções produzidas,além de exemplos da produção atual de filmes e videoclipes, que ilustram a apresentação dos elementos básicos da linguagem audiovisual, como enquadramento, movimentos da câmera, ângulos de filmagem e montagem etc...
“O interessante da oficina é que ela traz um aspecto lúdico na aprendizagem, pois os participantes são levados a criar pequenas animações com desenhos animados em bloquinhos de papel, incentivando e fomentando em cada um o despertar para a sétima arte”, disse o secretário.
Além da oficina, o Ponto MIS traz para a cidade, desde o mês de abril a “Sala de Cinema” onde filmes de curta e longa metragem são apresentados para um público específico. As últimas exibições contemplaram apenas os alunos da rede municipal. Foram exibidos o curta “Pimenta” do diretor Eduardo Mattos, e o longa “O Contador de histórias” do diretor Luiz Villaça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...