terça-feira, 26 de novembro de 2013

Cachoeira lança grupo teatral com homenagem a escritor da cidade

Com participação de moradores, peça “Ao Pé do Fogo” homenageia escritor da cidade (Foto:Idalina Miranda)
Com a peça ‘Ao Pé do fogo’, o grupo Matinada Troupe de Teatro estreou em Cachoeira nesta quinta-feira(21). A peça faz parte do projeto ‘Valdomiro Silveira’, que conta a vida e obra do autor cachoeirense, nascido há 140 anos.

O projeto teve sua primeira etapa em junho, com seleção de moradores da cidade que passaram a fazer parte do elenco. Após a triagem, foram iniciadas as oficinas de teatro que culminou com as apresentações no Auditório “Vereador Leonardo Pinto Ribeiro”.

‘Ao Pé do fogo’ conta com uma pitada de humor, parte das obras e vida do escritor e jornalista Valdomiro da Silveira e se passa em uma rádio durante a segunda fase da Era Vargas (1937-1945).

Aos 51 anos, a professora Marinete Ribeiro, foi uma das selecionadas para encenar a peça.  Interpretando ‘Dona Lurdinha’, uma rica fazendeira e dona de uma rádio. “Senti como se estivesse nascido de novo. Deus está dando essa oportunidade para eu crescer, porque tem algo dentro de mim que estava escondido. Esse projeto foi só o primeiro passo de muitos que virão”, comemorou.

Marinete ressaltou a importância do trabalho para a cidade. “Os alunos não conhecem a vida do Valdomiro. Quando estive na faculdade nunca ouvi falar dele, estudamos escritores internacionais e deixamos nossas raízes aqui. Essa foi uma forma de abrir várias portas, aí fica uma sugestão no ar: vamos estudar o regionalismo e incentivar a cultura geral”.

Para o dramaturgo e diretor Caio de Andradre essa foi uma experiência inovadora. Ele acredita que esse pode ser o primeiro passo para se valorizar a cultura regional. “Eu já tinha tangenciado o trabalho do Valdomiro em 2002, quando fui convidado para falar sobre ele, logo aceitei. Só que esse foi um desafio um pouco maior, o atores em sua grande maioria nunca tinha feito nada, descobrimos vários talentos. Fiquei com medo de ficar didático. Fizemos um resumo da obra, começamos a brincar e saiu isso”.

A secretária de Cultura Júlia Nogueira afirmou que o projeto será retomado no início 2014, com apresentações especiais em fevereiro e março. “Firmaremos um acordo com a Secretaria de Educação para trazer as escolas públicas e particulares no auditório. Os alunos irão assistir e abriremos um debate sobre Valdomiro. A cidade precisa conhecer esse autor que é nosso, afinal, ele nasceu no Embauzinho, é uma questão de identidade cultural”.

O espetáculo foi dedicado à escritora cachoeirense dona Ruth Guimarães que apresentou a biografia de Valdomiro Silveira ao dramaturgo. 

Idalina Miranda
Jornal Atos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imbel tem inscrições abertas para processo seletivo

  A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), publicou o edital de um novo Processo Seletivo para a formação de cadastro reserva desti...