Pular para o conteúdo principal

Vice-prefeito de São José do Barreiro é preso por estupro, diz polícia

Vice-prefeito de São José do Barreiro, Nelson Ribeiro (PR) foi preso na manhã desta segunda-feira (3) por estupro de vulnerável. Segundo a Polícia Civil, ele teria abusado de duas meninas, de 11 e 13 anos, na pousada que mantém na cidade. A polícia ainda aponta que ele teria usado o poder político para tentar barrar as investigações.
O caso chegou aos conhecimento da polícia no fim de junho, depois que o Ministério Público aionou a Polícia Civil. A ocorrência teria ocorrido em fevereiro, quando as meninas teriam ido brincar na piscina da pousada do político, que tem 76 anos. Uma delas é parente do vice-prefeito.
Segundo o testemunho das vítimas, o vice-prefeito teria aproveitado a ausência dos pais e teria acariciado as partes íntimas delas, além de encostar o órgão genital em uma delas. Pela lei, qualquer ato libidinoso envolvendo menores de 14 anos é considerado estupro.
Nelson Ribeiro foi preso temporiamente na manhã desta segunda na Santa Casa de Cruzeiro, onde permanece sob escolta. De acordo com a polícia, ele está internado por oscilações cardíacas e pneumonia. A prisão tem validade de 30 dias, podendo ser prorrogada - a intenção é que ele não atrapalhe a investigação. Assim que receber alta ele pode ser encaminhado à cadeia.
A polícia ainda apura o crime de prevaricação por parte de integrantes do executivo, que teriam tentado encobrir o ato do político, segundo a polícia. Caso seja provado, os envolvidos podem responder criminalmente. A pena é de três meses a um ano de prisão.
Denúncia
O caso veio à tona depois de um projeto da Secretaria de Educação levar às escolas orientações sobre abusos de menores, em maio deste ano.
Ao assistir a explicação, uma das vítimas teria identificado o abuso e informou a professora. A Polícia conta que após a denúncia das duas alunas, as professoras chamaram as mães e acionaram a Secretaria de Educação.
“O processo comum é que a secretaria acione a polícia para investigar e o conselho tutelar para acompanhar as meninas, mas o que aconteceu foi o contrário. O caso foi levado ao alto escalão do executivo, que tentou blindar as investigações”, disse o delegado responsável pelo caso, Eduardo Sardinha.
A denúncia teria chegado à secretaria em maio, mas a Polícia Civil foi acionada apenas em junho, por intervenção do MP. A polícia ainda apura a tentativa de coação das mães para que não fizessem a denúncia. Uma delas, parente do vice-prefeito, chegou a mudar de endereço por medo de retaliações.
Outro lado
Nenhum representante do vice-prefeito, sendo familiar ou advogado, retornou para comentar a acusação. O G1 aguardava até a publicação da reportagem.
Por telefone, o prefeito de São José do Barreiro, Lê Braga (PMDB), informou que não houve blindagem do caso por parte da Secretaria de Educação.
Segundo ele, o caso chegou ao conhecimento do setor por meio de uma carta escrita por uma das vítimas. "Primeiramente, a secretaria acionou a mãe da jovem, orientando todos procedimentos que ela precisaria tomar. Como notaram que ela não deu sequência ao caso, a própria Secretaria da Educação acionou a Justiça", garantiu o prefeito.
O político disse também que a atual administração abomina e combate esse tipo de crime, independente de quem seja o autor. Informou também que a prefeitura vai aguardar as investigações da polícia para adotar um posicionamento em relação ao vice.
Fonte: G1/Vale

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Cruzeiro abrirá inscrições para processo seletivo

A PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO, Estado de São Paulo, com fulcro no disposto no artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal e na legislação municipal pertinente, torna público a todos os interessados que se encontram abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos destinado a seleção de pessoal para o preenchimento das vagas existentes, daquelas que surgirem durante o seu prazo de validade e formação de cadastro de reserva, para contratação por tempo determinado, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para o desempenho temporário das funções de Agente Social, Assistente Social, Auxiliar de Cuidador Social, Cuidador Social, Escriturário, Psicólogo e Servente.

A inscrição implicará a completa ciência e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, sobre as quais não se poderá alegar desconhecimento, não cabendo recurso sobre eventuais erros cometidos pelo candidato no ato da inscrição. O candidato deverá certifi…

Melhor árbitro do Brasileiro garante: sua mãe é elogiada e fica orgulhosa

Foto: Reprodução/Sportv
Enquanto as mães dos árbitros sofrem com as reclamações dos torcedores contra seus filhos, o paulista Paulo Cesar de Oliveira garante que sua mãe é elogiada e fica orgulhosa com o trabalho do filho. Eleito o melhor do Brasileiro, Paulo César ainda lembrou que seu irmão, Luiz Flavio de Oliveira, também tem a mesma função e atua na Série A. - É a segunda vez que eu sou premiado, estive em outras votações também, já fui prata e bronze. Graças a Deus, nessa temporada, eu fiquei com o troféu. Minha mãe, dona Teresa, se sente muito orgulhosa de ter dois filhos e uma neta atuando na arbitragem, em alto nível. Então ela é agraciada três vezes e sempre muito elogiada - afirmou o árbitro, no "Bem, Amigos!". Paulo Cesar ainda elogiou o trabalho da Comissão de Arbitragem da CBF e afirmou que hoje existem menos reclamações no Campeonato Brasileiro. - Eu gostaria de compartilhar essa premiação com todos os oficiais de arbitragem que estão envolvidos nessa competição, à…

Prefeitura de Cruzeiro restabelece atendimento nas UBSs, ESFs e Laboratório Municipal

A Prefeitura de Cruzeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), restabeleceu nesta quinta-feira, 9, o atendimento médico em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Equipes de Saúde da Família (ESFs), Laboratório Municipal e outros serviços de atenção básica à saúde. O Governo Municipal decidiu promover contratações para recompor o atendimento nas UBSs e ESFs, das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. Foram contratados 15 enfermeiros e alguns médicos, além de especialistas em endocrinologia, cardiologia, neurologia, psiquiatria, dermatologia e otorrinolaringologia. As equipes atenderão também a zona rural da cidade.
A Secretária de Saúde, Ana Inês Chaves, disse que a Administração Municipal busca melhorar a assistência médica no município e cumprir todos os programas do Governo Federal, para os quais o município está habilitado. “Foi necessária esta contratação, já que os funcionários efetivos cumprem uma jornada de trabalho de seis horas por dia, não sendo o suficiente para ma…