![]() |
Vista parcial de Piquete que cercada por morros. |
Metade da população do Vale mora em cidades com o risco considerado alto para inundações. A mais preocupante é São José, classificada como de risco 'muito alto' para enchentes, segundo o Programa Estadual de Prevenção de Desastres Naturais e de Redução de Riscos Geológicos.
As outras são Jacareí, Guaratinguetá, Lorena, São Luís do Paraitinga e Ubatuba, todas de risco 'alto'. Somados, os seis municípios têm população de 1,240 milhão de pessoas, 50% de toda a região.
Na sexta-feira, a Defesa Civil iniciou a 'Operação Chuvas de Verão' em todo o Estado, que vai até 31 de março de 2018
A iniciativa tem o propósito de 'preservar vidas e reduzir danos humanos, materiais e ambientais, principalmente no período de chuvas que se aproxima'. Outras 13 cidades da região, incluindo Taubaté, têm risco 'médio' para inundações, somando 948,1 mil habitantes, 38% da população do Vale.
Com risco 'baixo' para cheias, o Vale tem 17 municípios que abrigam 296,1 mil moradores.
Apenas Lagoinha, Redenção da Serra e São José do Barreiro não têm risco de inundação. Juntas, elas têm 13 mil moradores (0,52% do Vale). Segundo o major da Polícia Militar Rinaldo Araújo Monteiro, coordenador da Defesa Civil do Vale do Paraíba, os grupos municipais de Defesa Civil estão se preparando para a 'Operação Verão', todos com foco na prevenção e no planejamento das ações.
Em São José, um estudo feito a pedido da prefeitura mapeou 54 áreas de risco na cidade em 46 bairros, especialmente na zona norte. São 1.250 moradias. O documento serviu para a elaboração do Plano Municipal de Redução de Risco.
DESLIZAMENTOS
Quanto ao risco de deslizamentos, o Vale tem 76,1 mil habitantes em áreas de risco classificado como 'alto', em três cidades: São Luís do Paraitinga, Campos do Jordão e Piquete. Outros seis municípios -- com 920,8 mil -- foram considerados de risco 'médio' para escorregamentos de terra, o que inclui São José.
Com risco "baixo" há 25 cidades e 1,224 milhão de pessoas no Vale, 50% da população regional. Cinco cidades e 275,9 mil pessoas estão fora da lista dos deslizamentos.
Fonte: O Vale
Nenhum comentário:
Postar um comentário